TaxFile BlueFile BitFile SegFile

O que levar ou não a bordo

Tente levar uma mala de mão com rodinhas para ser de mais fácil transporte

Deverá ter na sua bagagem de mão uma ou duas mudas de roupas, para o caso do resto da sua bagagem ser extraviada.

Leve um casaco, pois às vezes o ar condicionado está frio.

Use roupas e sapatos confortáveis durante os voos. Se você tiver de embarcar com uma roupa pouco confortável (vindo de uma reunião, por exemplo), leve na bagagem de mão uma muda de roupa leve e umas sapatilhas ou calçado confortável para trocar a bordo.

Feche sempre as malas com cadeado ou segredo. Leve sempre uma cópia da chave consigo a bordo, guardando-a em local diferente da original.

Deve transportar na bagagem de mão objetos de valor ou frágeis, mas, note que é apenas permitido levar pequenas quantidades de líquidos , tais como águas, geles, pastas de dentes, cremes ou loções, sprays, misturas líquidas-sólidas, espumas, desodorizantes, etc. Os fluidos devem ser transportados em recipientes individuais com uma capacidade máxima de 100 mililitros cada. Os frasquinhos têm de ser embalados num saco de plástico transparente e resselável, com uma capacidade máxima de um litro. Os líquidos são sempre mostrados nos postos de controlo de segurança, onde são examinados;

Na bagagem de mão não é possível levar, por exemplo, armas de fogo, armas brancas, objetos cortantes (incluindo lâminas de barbear), explosivos (tais como fósforos ou bebidas de teor alcoólico superior a 70%) e substâncias químicas e tóxicas (por exemplo, pilhas e baterias com risco de derrame ou venenos). Não transporte na bagagem de mão: corta-unhas, limas, canivetes, tesouras, facas ou objetos cortantes, sprays, bastões, entre outros também proibidos.

Não leve consigo mão objetos metálicos, como bijuterias de metal, e nenhum objeto perfurante como removedor de cutículas, ganchos de cabelos com ponta afiada, etc. Tudo isto pode ir na sua mala, mas com certeza serão confiscados quando passar no detetor de metais antes de embarcar, devido às medidas de segurança.

Os passageiros com necessidades especiais devem informar-se das condições de transportes de produtos em líquido ou gel.

Não transporte presentes embrulhados, poderá ter que os desembrulhar.